Criador: Marechal, França, 1830
Origem: “Blush Noisette” x “Parks yellow”
Tamanho das flores: 7 cm
Altura: 5 a 8 metros
Origem: “Blush Noisette” x “Parks yellow”
Tamanho das flores: 7 cm
Altura: 5 a 8 metros
Foi um roseirista amador, Marechal, que criou esta roseira numa floreira da janela da sua casa, em Angers, França. Na altura estava longe de saber que este Híbrido iria tornar-se uma das trepadeiras mais famosas da história das roseiras. É uma planta muito vigorosa, que uma vez bem adaptada e em clima quente pode atingir mais de 8 metros de altura. As flores são médias, plenas, com o centro amarelo-limão, com pétalas pequenas, e emanam um perfume ligeiro e açucarado. Surgem em grupos de três a quatro. É pouco espinhosa e as folhas são de um verde lustroso muito atraente. O seu crescimento é rápido e é ideal para uma pergula ou para um arco.
Também conhecida por “Thé Marechal” o nome desta roseira invoca o célebre general de Napoleão Jean Maximilien Lamarque (1770-1832). Controverso, após a queda definitiva de Bonaparte tornou-se membro do parlamento francês, onde se destacou como um dos deputados mais activos da facção “esquerda” que reclamava a suspensão definitiva da monarquia.
Lamarque abraçou a carreira militar em 1791 e em poucos anos ascendeu à patente de general. Em Itália, liderou um dos seis exércitos que estavam sob o comando geral do filho adoptivo de Napoleão, Eugéne de Beauharnais. Quando Napoleão se exilou em Elba em 1814, Lamarque manteve-se leal ao Imperador, regressando ao seu serviço durante o período dos “Cem Dias”, onde comandou uma divisão de dez mil homens. Após a batalha de Waterloo exilou-se, regressando à França em 1818 onde iniciou uma polémica carreira política. Em 1828 foi eleito para a Câmara dos deputados, representando Landes. Liderou a facção mais radical do parlamento e a sua morte em 1832 desencadeou, em 5 e 6 de Junho, uma série de distúrbios e barricadas nas ruas de Paris. Esta revolta, a que Victor Hugo faz alusão nos “Miseráveis”, foi violentamente reprimida pela Guarda Nacional, tendo resultado em centenas de mortos.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.