Introdução

Há milhões de anos que as rosas existem sobre a Terra e, há pelo menos três mil anos, que são cultivadas em jardins.
Nos jardins da Quinta do Arco poderá encontrar uma das maiores colecções de roseiras da Europa. A colecção é constituída por mais de 1550 diferentes espécies e variedades de roseiras, antigas e modernas, num total de 17.000 roseiras. Muitas das roseiras são raras e algumas há alguns anos estavam em vias de extinção. É nossa intenção que o roseiral da Quinta do Arco continue a salientar-se como um centro de acolhimento, de preservação e divulgação de uma colecção vegetal única, abarcando quase todas as formas conhecidas do género Rosa. Acresce que a salvaguarda deste património vivo tem indiscutível interesse público, e constitui, um contributo para a valorização científica e cultural da Madeira e do País.
Este catálogo, representa um trabalho exaustivo, ao longo de muitos anos, de estudo, recolha, selecção e identificação das diferentes espécies de roseiras que podem apreciar no nosso jardim. As mais importantes e raras estão identificadas pelos nomes, respectivas classes, datas e produtores.
As roseiras antigas de jardim, trepadeiras e não trepadeiras, incluem, entre outros, exemplares das R. Gallicas, das R. Damasco, das R. Alba, das R. Centifolias, das R. Musgo, das R. China, das R. Portland, das R. Bourbons, das R. Noisette, das R. Chá, das R. Perpétuas Híbridas, das R. Rugosas, das R. Almiscaradas Híbridas, das R. Wichuranas, das R. Multiflora, das R. Boursault, das R. Sempervirens, das R. Ayrshire, das R. Escocesas, das Banksian, da R. Laevigata e Híbridos, da R. Bracteata e Híbridos, da R. Setigera e Híbridos, da R. Soulieana e Híbridos, da R. Filipes e Híbridos, da R. Foetida e Híbridos, das R. das Bermudas, da R. Gigantea e das Roseiras Bravas.
As roseiras modernas, trepadeiras e não trepadeiras incluem exemplares das R. do Tipo Híbridos de Chá, das R. Floribundas, das R. Poliantas, das R. de Pátio e Miniaturas, das R. Inglesas e das R. de Arbusto Modernas.
É nosso desejo que desfrutem da beleza e cor deste património único ao vosso dispor:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.