Mandonii

Rosa Mandonii - Rosa da Madeira

O Arquipélago da Madeira está situado no Atlântico a sud-oeste de Portugal continental.
A Ilha da madeira, a maior, com 737Km2, de origem vulcanica, apresenta uma cordilheira montanhosa central onde se encontram os pontos mais altos da ilha: o Pico Ruivo (1862m) e o Pico do Areeiro (1810m de altitude).

O relevo desta ilha é bastante acentuado, com vales profundos, numerosos precipícios e altas falésias. O clima da Madeira é influenciado pelos ventos alísios de Norte et Nordeste e pela orografia. A temperatura média na costa sul, que é de 18 ºC, varia em função da altitude: ao subir a temperatura baixa cerca de 1ºC a cada 150m. Na costa sul a precipitação anual é de 400 – 1000mm. Na costa norte é de 1000 – 2000mm.

A humidade atmosférica relativa pode atingir 75% a 90%.
Na Madeira, formam-se nevoeiros, geralmente entre os 400 e os 1200m de altitude onde a precipitação é elevada. É nessa zona de condensação de nevoeiros que cresce a “Laurisilva”, floresta riquissima da madeira.

Laurisilva madeirense
A floresta indígena da Madeira, Património Natural Mundial, desde 1999, é uma floresta com árvores e arbustos de folha resistente e lisas, de numerosas plantas epifitias e trepadoras que crescem em condições de precipitação e humidade relativa elevada (cerca de 85%) e de temperatura médias amenas.

A floresta indígena da madeira ocupa uma superfície de cerca de 15 000 hectares e é considerada uma relíquia do terciário por ter espécies que existiram na flora primitiva do sul da Europa e da Africa do Norte de onde desapareceram devido às mudanças de clima. (As glaciações na Europa e a desertificação do Sara).

Flora e vegetação
A flora vascular (ptéridophytes e spermarophytes) da Madeira (Arquipélago da Madeira e das Selvagens) é exuberante e deversificada. Ela é composta por 1226 espécies (Press & Short, 1994) incluindo as indígenas e as adaptadas. De entre estas espécies , 123 (10%) são endémicas destes arquipélagos , o que quer dizer que crescem exclusivamente nestas ilhas e não aparecem espotâneamente noutra região do mundo.

Rosa Mandonni
Encontra-se na lista de plantas vasculares endémicas da Madeira.
Arbusto raro que cresce em certas ravinas da laurisilva e noutros lugares de altitude superior entre 600 e 1600 m . Arbusto trepador, de folha perene, caducifólio. Ramos numerosos, arqueados, medindo até 4m ou mais de comprimento, sem espinhos ou com alguns espinhos, até 7mm, um pouco arqueados. Folhas compostas, com 5-7 foliopes, elipticas a orbiculares, de 6.5-37 x 5-23mm, estreitas, peladas; peciolados e nervuras principais peladas munidas de pequenos espinhos e de bolotas. Flores agrupadas em 3, formando corimbos terminais de 9-12 flores; pétalas brancas de 1.3-3.3 x 1.2-2.2.5cm. Frutos um pouco ovoides globulosos, de 1.3-2.5 x 0.8-1.8cm, vermelhos quando maduros. Período de floração: Maio, Junho, Julho e agosto.

Biografia:Jardim, R., &Francisco, D. (2000). Flora Endémica da madeira. LDA: Muchia Publicacoes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.