Cardeal de Richelieu - Roseira Gallica

Criador: Laffay, França, 1840
Flores: 6 cm      
Altura: 1,5 m

Não há dúvida que este Híbrido da Rosa Gallica tem, na sua estrutura genética a influência de uma roseira da China. A cor das suas flores é única: são de um fortíssimo púrpura-escuro, descorando para cor de ardósia-purpura. Dobradas, com as pétalas numerosas e bem ordenadas, mais claras na base e mais fortes no centro, as flores emanam um perfume ligeiro e fresco muito agradável. O arbusto é compacto e as folhas são pequenas e brilhantes.
A esta roseira foi atribuído o nome do proeminente eclesiástico e poderoso estadista Armand Jean Duplessis, cardeal e duque de Richelieu (1585-1642). Político implacável, inteligente e astuto, governou o destino da França durante dezoito anos até à sua morte, apesar das múltiplas hesitações do seu Rei Luís XIII e de muitas tentativas por parte dos seus inimigos aristocratas para o derrubarem. Conseguiu a ruína dos protestantes – os hugenotes – como partido político. Na política externa, combateu e debilitou, mesmo mediante alianças heterodoxas, a hegemonia dos Habsburgos e da Casa da Áustria na Europa. Na administração interna fez úteis reformas nas finanças, no executivo, na legislação civil. Foi um dos criadores do Império colonial francês. Lançou os alicerces da marinha de guerra. Fundou a Academia Francesa.
A 3 de Dezembro de 1642, já no leito da morte e à medida que o fim se aproximava, perguntaram a Richelieu se ele desejava perdoar aos seus inimigos. “Nunca tive nenhum – respondeu ele – que não fossem os do Estado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.